aumentar o faturamento

6 Dicas para aumentar o faturamento do seu negócio

Toda empresa deseja aumentar o seu faturamento, para que assim possa gerar mais lucro, investir em expansões e novos projetos, atrair novos investidores, entre outros.

Quanto mais a empresa fatura por mês, mais alto poderá ser o lucro alcançado por ela, mas apesar dessa importância, nem todos sabem como fazer isso na prática.

Então, resolvi trazer este conteúdo para explicar a você como fazer para aumentar o faturamento do seu negócio por meio de dicas muito eficientes. Acompanhe!

Entendendo a diferença entre o lucro e o faturamento

aumentar o faturamento

A primeira coisa sobre a qual precisamos falar aqui é a diferença existente lucro e faturamento, pois muitas pessoas utilizam os dois termos como sinônimos.

Se você não entender essa diferença, pode acabar achando que a sua empresa está tendo muito lucro ao ter em mãos os números do faturamento, o que é um grande erro e que pode gerar sérios problemas financeiros ao seu negócio.

O termo faturamento refere-se a toda a soma de valores obtidos com as vendas realizadas e/ou os serviços prestados pela empresa dentro de um determinado período de tempo.

Com o valor total faturado em mão, o gestor ou o empreendedor irá cobrir aqueles custos que a empresa obteve no mesmo período, como a compra das matérias-primas, os impostos, os salários dos funcionários, as contas, etc.

O valor que sobrar após você ter cumprido com todos os compromissos financeiros da sua empresa é justamente o lucro, ou seja, é a diferença entre o faturamento total e os custos do negócio.

Explicada essa diferença, vamos conhecer então as dicas principais para aumentar o valor faturado pelo seu negócio. 

1- Precificar corretamente o produto ou o serviço é fundamental

Uma das formas principais de conseguir aumentar o faturamento da sua empresa é realizar a precificação correta dos produtos e serviços.

Para que isso seja possível, você precisa ter um bom conhecimento sobre os custos envolvidos no seu negócio para a produção e venda de um produto ou prestação de um serviço.

Isso quer dizer que bem além de conhecer os custos para produzir ou comprar um produto, é importante saber quais os custos de vendas, como aqueles com logística, estoque, operação comercial, etc.

Na hora de precificar o seu produto ou serviço, você precisa também avaliar o mercado e os concorrentes, como no caso de desejar oferecer um produto/serviço mais acessível, colocando o preço abaixo da média do mercado.

Quando você precifica o seu produto ou serviço adequadamente, então há resultados positivos no aumento do faturamento, para que seja possível aumentar sua margem de lucro.

2- Fidelizar os clientes atuais é fundamental

Uma das melhores dicas para que você consiga aumentar o faturamento do seu negócio é através da fidelização dos clientes atuais.

Afinal, fidelizar um cliente custa muito menos do que conseguir conquistar novos consumidores, então essa é uma maneira de você aumentar o faturamento, vendendo mais, e o lucro, ao reduzir esses custos.

Os clientes que conhecem sua empresa e estão satisfeitos com ela, pelos negócios que fizeram anteriormente, estão mais propensos a realizarem novas compras e, além do mais, a indicar seu negócio para pessoas próximas.

Portanto, além de ser uma estratégia mais econômica, fidelizar e vender produtos para os mesmos clientes é uma maneira de conseguir fazer mais e melhores vendas.

Há algumas dicas que são muito eficientes para fidelizar seus atuais clientes, como:

  • Crie programas de vantagens que sejam exclusivos aos clientes atuais e que costumam comprar em sua empresa;
  • Crie categorias nesses programas para classificar seus clientes de acordo com as compras feitas;
  • Premiar os clientes com descontos, promoções e prêmios específicos conforme eles vão mudando de categoria;
  • Favoreça seus clientes ao fazer o lançamento de um novo produto ou dê um ótimo desconto no próximo serviço contratado, por exemplo.

3- Realize o controle de estoque corretamente

Aumentar o faturamento - controle de estoque corretamente

O controle de estoque é uma prática que faz uma enorme diferença para que a empresa possa aumentar o seu faturamento e otimizar os gastos, gerando assim um ótimo lucro.

Este controle de estoque é uma ótima forma da empresa evitar que os produtos fiquem parados em estoque, o que significa que há dinheiro parado e isso prejudica muito as contas do seu negócio.

Assim, é fundamental que você conheça quais produtos possuem mais saída e se há diferença de acordo com a época do ano (sazonalidade).

Isso irá permitir a você adquirir os produtos apenas conforme a demanda dos seus clientes, garantindo um estoque que seja mais enxuto, algo muito vantajoso à empresa.

4- Reduza os custos da empresa para ter aumento no faturamento

Uma das táticas mais importantes para quem deseja ter um aumento real no faturamento da empresa é a redução dos custos e das despesas.

Antes de qualquer coisa, veja o que cada um dos termos significa:

  • Os custos referem-se a todos aqueles gastos que estão relacionados diretamente com a atividade do produto, o que significa que são todos os gastos que a empresa possui para poder fazer a entrega do produto ou do serviço ao seu cliente, como compra de materiais, mão de obra, etc.
  • As despesas, por outro lado, referem-se aos gastos que não estão relacionados diretamente com a produção ou a prestação dos serviços, mas que influenciam no seu preço indiretamente, como o aluguel, as contas de energia, água e internet, os materiais para escritórios, manutenção de máquinas e transportes, etc.

Para que você possa reduzir os gastos e despesas, é importante colocar esses valores em uma planilha , pois assim vai ser possível que você identifique quais poderão ser reduzidos ou cortados totalmente.

Por exemplo, você pode contratar uma contadora digital ao invés de um escritório físico de contabilidade, o que ajudará a diminuir o tempo gasto, irá otimizar os processos e vai reduzir os custos.

Outra forma de reduzir os gastos é cortar aqueles serviços desnecessários, como um pacote de TV a cabo que um consultório tenha e ofereça ao cliente que espera atendimento, por exemplo.

5- Faça promoções para estimular mais vendas

Não há como você pensar em aumentar o faturamento da sua empresa sem aumentar a quantidade de vendas.

Sendo assim, a dica aqui é que você faça promoções que ajudem a estimular mais vendas, em especial no caso de produtos que encontram-se parados no estoque, gerando prejuízos.

Esta é uma ótima forma de conseguir ter um aumento no faturamento e, além disso, ainda enxugar o seu estoque.

6- Contrate um contador consultor

Para que você consiga colocar em prática muitas dessas dicas que trouxemos, a melhor forma de fazer isso é contratar um contador consultor.

Este profissional vai poder acompanhar a realidade da sua empresa, analisar os dados e dar soluções para que você consiga ter um aumento em seu faturamento de modo a obter mais lucro.

O serviço do contador consultor é importante para que você consiga precificar corretamente o seu produto/serviço, corte custos e despesas, e faça um bom controle de estoque com o auxílio de um profissional capacitado no dia a dia.

Conclusão

Como visto aqui, o objetivo de qualquer empresa é conseguir ter resultados mais positivos no seu faturamento, aumentando-o de maneira eficaz para ter melhores lucros, mas nem todos sabem como fazer isso. 

Neste conteúdo, trouxe aqui para você as dicas mais importantes de como faturar mais através da redução de custos, fidelização do cliente, controle de estoque e correta precificação dos serviços ou produtos oferecidos na empresa.Se você quer saber mais como a Contabilidade Consultiva pode te ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio, clique aqui

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

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